O que é o Yoga?

O Yoga surgiu na Índia há mais de 5 mil anos. Em uma tradução livre, Yoga significa "união". Porém, o Yoga vai muito além de nossa união com nosso corpo e mente, ou de nossa união com o universo. O Yoga representa um caminho para o autoconhecimento, para a expansão de nossa consciência. Isso nos leva à conquista de nossa liberdade, onde deixamos para trás os condicionamentos criados ao longo de nossas vidas e dos padrões que nos são impostos pela sociedade, descobrindo a nossa real essência.

O Yoga envolve uma série de posturas físicas, exercícios respiratórios e meditação, com o propósito de deixar nossos corpos mais saudáveis e nossas mentes mais tranquilas. Porém, estudos recentes verificaram que o Yoga é capaz ainda de reduzir o estresse, combater a ansiedade e a depressão, diminuir o risco de doenças cardíacas, melhorar o controle do diabetes, aliviar dores nas costas, entre muitos outros benefícios.

Ao contrário dos que muitos podem acreditar, o Yoga não tem absolutamente nada a ver com religião ou dogmas. Qualquer pessoa, de qualquer credo, pode praticar Yoga, pois esta filosofia não segrega, não exclui, não tem preconceitos.

Muitos pensam que o Yoga não é para eles, por se considerarem pessoas muito agitadas e acreditarem que o Yoga é uma atividade muito parada. Assim como existem diversos estilos musicais, existem, também, diversos estilos de Yoga, desde os mais tranquilos até os mais dinâmicos. E para cada tipo de pessoa e personalidade, existe um estilo que melhor se adequa à ela. Para saber mais sobre os estilos de Yoga, clique aqui.

Para Iniciantes

Seja muito bem-vindo à essa prática maravilhosa que é o Yoga! Queremos que você aproveite ao máximo as nossas aulas e professores. Mas, para isso, é importante que você compreenda alguns conceitos básicos e desmitifique ideias equivocadas que talvez você tenha sobre o Yoga.

Com esse intuito, criamos o vídeo abaixo, onde a nossa querida professora Anita Carvalho explica tudo o que você precisa saber sobre o Yoga antes de iniciar. Aproveite o vídeo e boas práticas!